Total de visualizações de página

sábado, 4 de setembro de 2010

“Oh Canada”.

“Oh Canada”.

      Ressoa em meus ouvidos a frase cantada em hino deste grande país.
  Com mais de 9 milhões de km2, o Canadá é o segundo maior país do mundo. E apesar de suas paisagens  alvigélidas a maior parte do ano, suas belezas são inquestionáveis. Com sua população morando praticamente toda a poucas centenas de km da fronteira sul do país mais rico do mundo, isto poderia contrangê-los. Mas muito ao contrário. Se alguém quer um argumento contra a idéia de que os EUA são a nova Roma, um destes seria que o grande império romano não teve, em nenhum momento, um vizinho invejado em que seus cidadãos vivessem melhor do lado de lá da fronteira.

  Quando viajo, gosto de ir muito além dos elementos geográficos, ou dos eventuais “pontos turísticos”. Um prazer é o de tentar descobrir, naqueles poucos dias de contato com as pessoas, qual é a alma daquele povo que se está visitando.

  O Canadá, com seu povo de dupla origem: inglesa e francesa, somado aos montões de imigrantes e de suas nova gerações de todos os cantos , principalmente asiáticos, transforma estas terras do norte em um dos países mais cosmopolitas do mundo. Este lado multiétnico canadense , associado a uma história baseada numa sólida democracia liberal política e também social, transforma esta terra em um dos maiores centros da tolerância, eqüidade de oportunidades e tranqüilidade social do nosso planeta. Sob a égide da presença da Rainha inglesa e do orgulho quebeçoise franco, incrivelmente lado a lado, com um tempero chinês, se extende esta grande nação.


  Para quem quer conhecer o Canadá, o primeiro passo é conseguir o visto de visitante, no seu consulado em São Paulo, no caso de brasileiros. Faça com antecedência.Um despachante de confiança é o melhor caminho e, depois de enviados os documentos de praxe que comprovam que você não é um possível emigrante, o seu visto avermelhado com um dos seus símbolos: um guarda da polícia montada, enfeitará o deu passaporte.

  Há vários canadás a serem conhecidos. Basicamente, aconselho a dividir o país em dois e conhecê-lo em momentos distintos. Na costa Oeste, situam-se as montanhas rochosas e as formosas Vancouver e Victoria beijando o pacífico. No lado leste, a cosmopolita Toronto, a Montreal do Festival Internacional de Jazz e da cultura bilingue, e a formosa Quebec, com seu aspecto fake de cidade medieval e simpática arquitetura.

Vamos começar pela costa Oeste e discutir um roteiro bacana de férias para esta região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário