Total de visualizações de página

sábado, 4 de setembro de 2010

As rochosas Canadenses e o Lago Louise

   A minha viagem começa por Calgary. Esta cidade é a melhor porta de entrada para quem deseja conhecer as montanhas rochosas canadenses. Ao sobrevoar este Texas canadense, observamos uma grande planície coberta por um verde imenso de fazendas , que divididas uma das outras por fronteiras estreitas, chegam até o aeroporto da cidade. Escolhi visitar o Canadá no verão, o que acredito  tenha sido uma idéia razoável, para fugir do incômodo de seu frio inerente. Pousamos a 20 graus celsius, em um dia ensolarado, vindos de Los Angeles, após 3 horas de um  vôo  tranqüilo em um EMBRAER 190.


   Uma delícia pousar em um solo canadense em uma avião da canadian -companhia aérea do Canadá- brasileiro na sua origem, e justamente no país da concorrente bombardier.
  Após os trâmites de imigração e aos tradicionais questionamentos , saímos em busca da empresa de aluguel de carros. Caso você nunca tenha alugado um carro no exterior, talvez o Canadá, com suas estradas perfeitas, a "mesma mão" do Brasil, distância medida em km, seja um ótimo lugar para perder aquele medo que eventualmente você ainda possa ter de dirigir fora de casa.

   Saímos do aeroporto e pegamos a estrada para o parque florestal das montanhas rochosas (Banff, Lake Louise park), ao oeste. Depois de 2 horas em 135 km dirigindo por entre fazendas de trigo e cevada, por uma grande planície, chegamos ao portão do parque. Compramos um voucher referente ao número de dias que ficaríamos na região, o colocamos no vidro dianteiro e seguimos para o nosso hotel.
  Mais alguns bons quilômetros de estrada, passando agora por florestas de pinheiros e por riachos nervosos de chão de cascalho, típicos da imagem que se tem desse país, observamos ao longe as primeira montanhas: imponentes enquanto seguimos para nosso destino: Lake Louise.

   Em verdade, para conhecer a região, você pode optar por ficar em Lake Louise ou na simpática cidade de Banff.

   Uma outra opção que nos pareceu interessante seria alugar um motorhome – vimos dezenas- e seguir estrada acima. http://www.motorhome.com/
                                                
  Em Lake Louise há várias opções de hotel. Porém, se você for a esta região, o que provavelmente só acontecerá uma vez na sua vida,  planeje-se com antecedência , e pesquise sites de reserva de hotel para ficar duas diárias nele que é o mais celebrado hotel do Canadá e um dos seu maiores cartões postais: o Chateau Lake Louise. www.fairmont.com/lakelouise


   Um enorme palácio-castelo, que os engraçadinhos dizem parecer mais uma grande penitenciária, com um interior cheio de lojinhas e de restaurantes de um lado, e do outro lado o paradisíaco e verde lago Louise, redondo, na frente do hotel, com uma grande montanha por detrás , de onde desce como uma grande língua, uma geleira, cobrindo o seu maciço central. A visão é maravilhosa, e por você estar hospedado ali, faça destes dois dias, momentos bem tranqüilos para descansar , passear à beira do lago, tirar fotos e curtir a fauna humana que vai passando: os casais apaixonados, os estridentes japoneses, os deslumbrados europeus. Termine seu dia em um dos restaurantes internos, com vistas para este cenário magnífico. Lake louise é um daqueles locais , que pela sua beleza, serão inesquecíveis para você, e o fará lembrar que naquele momento você foi feliz nesta vida.
     Visite a simpática Banff, pertinho da nossa Louise. Estacione o carro perto da rua principal, ande pelas simpáticas lojinhas e compre lembrancinhas sinocanadenses. As estradas marginais da região levam a lagos, cachoeiras e belas paisagens recheadas de pinheiros e eventualmente de alguma vida selvagem, como um Caribu perdido ou um urso - se é que realmente restou algum.


   No terceiro dia , acorde mais cedo. Fique na torcida para que o clima esteja bom. Você iniciará os 232 km para o norte, pelas estradas da chamada icefield highway, aquele que é considerada uma das estradas mais bonitas do mundo, pela exuberância de suas montanhas , as cores vibrantes de tintas azuis e verdes de seus lagos, de sua geleiras eternas e seus picos nevados.


   Acordamos cedo, e após passarmos no centro de turismo na entrada de Lake Louise, nos munimos de uma mapa que mostra os lugares a serem visitados na estrada, e seguimos norte , em direção a Jasper.

   A estrada é para ser curtida bem devagar, como quem saboreia um último chocolate de uma caixa que não verá mais. Deixe a máquina fotográfica já preparada e comece esta extraordinária epopéia.

   São flores de diversas tonalidades, abraçando as laterais da estrada. Lagos de diferentes nomes e tons. Montanhas de tamanhos diferentes. Algumas com neve, outras de maciça rocha que o verão fez seus gelos derreterem. Lagos redondos, pequenos, enormes. Passarinhos. Roedores atravessando a estrada. Avisos de perigo de avalanche para os períodos mais frios. Florestas de pinheiros como a pele de muitas destas montanhas. A cada curva, uma nova visão deste paraíso em cordilheira. Para quem vem do calor tropical e das baixas montanhas, o cenário aparenta mais mágico ainda. Passam grupos de motociclistas, carros potentes, motorhomes. Você sente a necessidade de parar de tempos em tempos para uma foto. E segue o dia .


  Os 232 km de estrada vão parecendo curtos. Chega-se a um grande centro–athabasca- onde há um passeio em ônibus gigantes por uma geleira (questiono se não a destruirão no futuro, devido ao fluxo de turista. Mas ao pegar estrada e chegar à beirada da geleira, vejo que os megaonibus parecem pulgas em cima de um elefante que é a enorme formação glacial). E concluo que somos menores que uma pulga. Não somos nada na nossa pequenez e pressa que passamos por este planeta.
Caso você deseje realizar este paseio, não deixe de levar, mesmo no verão, um bom casaco e luvas de frio.


   Chegamos a Jasper. Optei por voltar para calgary no mesmo dia. Deveria ser mais sensato ir até Edmonton e dormir por lá, curtindo o maior shopping center do ocidente. Mas que importa. Inebriado pelos ares das rochosas canadenses tanto faz. O próximo roteiro será Vancouver...

Nenhum comentário:

Postar um comentário