Total de visualizações de página

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Canadá do leste. Vá de trem

   Enquanto no oeste canadense a grande atração é a beleza das suas montanhas e florestas de pinheiros, no leste canadense, apesar das suas belezas naturais, as grandes cidades despontam como os endereços mais cobiçados a turistas ávidos por novos conhecimentos.
   Partindo deste princípio, desejei evitar o excesso de voos, com seus check ins demorados e cuidados de segurança inflados. A opção óbvia poderia ser um automóvel, mas resolvi conhecer esta região de outra forma: de trem.
   Os trens europeus são uma paixão que guardo desde muito, e a possibilidade de viajar cortando lindas paisagens, sem a preocupação de se apresentar para o embarque 2-3 horas antes, me pareceram bem convidativas neste percurso entre cidades. Optei por iniciar a viagem por Toronto, porta de entrada mais tradicional do país e, a partir daí, fazer um circuito de trem entre Toronto e Ottawa, depois Montreal , e por fim Quebec- a cereja do bolo.
   Depois de não muto pesquisar, encontrei o simpático site da VIARAIL CANADA http://www.viarail.ca/en , onde você poderá obter todos os valores de passagens e passes de trem para viajar por este imenso país. O meu planejamento e compra foi todo pelo site e, em terras canadenses, tudo funcionou perfeitamente bem. É importante estar alerta para as distâncias entre as cidades e o tempo de viagem para se planejar bem. Faça com bastante antecedência a sua compra e poderá obter tarifas bem especiais.
   É importante ressaltar que você não estará na Europa. As estações de trem de Ottawa e de Quebec, por exemplo, não são centrais, e você terá que ir de taxi para o centro da cidade. As opções de horários são muitas, mas não tão ricas como a de uma rede alemã de trens. O conforto e limpeza dos trens é excelente, como seria de se esperar. Os lanches, contudo, vendidos a bordo, não são grande coisa e recomendo a você se programar para embarcar levando seu lanchinho.
   Algo que achei bacana é o serviço de check in de bagagens, que é feito antes do embarque. Ao contrário de trens europeus, em que você segue para o mesmo por conta própria, nos trens canadenses forma-se uma fila perto da hora do embarque, faz-se a entrega de tickets e o check in das bagagem neste momento. A exceção foi Ottawa, onde fiz o check in das bagagens em um balcão próprio nas estação. Não se preocupe.  Os canadenses são muito solícitos e educados. Você não terá dificuldades, ou aquela cara por parte do controlador de bilhetes, fulo da vida, por achar que você deveria já conhecer todo o procedimento de embarque, como acontece no seu vizinho debaixo.
   Simplesmente adorei e aconselho esta forma de transporte como uma opção para conhecer o leste canadense.
   Distâncias e preços médios de passagens nos trechos realizados:

TORONTO- OTTAWA – 4 H 30 MIN ( 78 CAD)
OTTAWA- MONTREAL- 1H 30 MIN ( 35 CAD)
MONTREAL- QUEBEC- 3H 10 MIN ( 50 CAD)

   Nos próximos posts falaremos das cidades canadenses do leste.

Um comentário:

  1. Olá..

    Adorei o seu blog. Parabéns. Essa ideia de viajar de trem de Toronto para Ottawa , depois para Montreal e Quebec, é exatamente o que eu gostaria de fazer. Abraços

    ResponderExcluir