Total de visualizações de página

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Paris como início. A mais prodigiosa do universo.

Seria muito fácil começar um blog de viagens por lugares paradisíacos, que Deus produziu com carinho, como o Rio de Janeiro, as ilhas gregas,as savanas floridas da África do Sul ou o mar do Caribe e polinésia, ou mesmo os fjords noruegueses.
Mas não vejo como começar um blog de viagens sem falar sobre a cidade “mais prodigiosa do universo”, como diriam os gauleses de Asterix . Pode parecer lugar comum, mas Paris é a mais nítida noção de que existe uma vida antes e uma depois de acontecimento. No caso específico, há uma nova vida depois de conhecê-la.
A sua beleza e sedução está em cada detalhe. A sua grandiosidade não fere em nada seu charme. Seja nos grandes Boulevards, que inspiraram a urbanização de meio mundo, ou em suas vielas medievais, Paris sempre encanta.
Lembro-me sempre do meu primeiro contato com esta cidade. Adolescente, caminhava pelas suas ruas olhando os seus telhados de zinco, sua arquitetura mágica com suas curvas elegantes; seu rio Sena cortando sua anatomia em rive gauche e droite ,só para nos dar um desejo de comparar sem sucesso os seus dois lados. Recordo-me que meus olhos lacrimejavam de emoção e que ás 17 horas lembrei-me que não havia almoçado. Não sentia fome, saciado por sua incomparável magnitude.
Paris e seus arrondisements: cada um deles uma cidade própria. Cafés, restaurantes, patisseries, museus, magazines ou simplesmente parar em um parque ou á beira do Sena e observá-la, olhando e admirando uma obra de arte. Este é um conselho para uma vida. Privilegiados aqueles que pisaram seu solo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário