Total de visualizações de página

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Praga. Do barroco á pilsener

   Apesar de ter ficado espantado com a ganância capitalista pós-socialismo, com uma abundância de taxistas esperto, conta erradas em restaurantes, e outros aspectos típicos de turismo de rapina, que certamente tenderão a desaparecer com o tempo, uma coisa ninguém pode negar:

Praga é uma da cidades mais bonitas do mundo.

Apesar destes fatos, a insegurança chega no máximo a um batedor de carteiras.

Portanto, tenha esta cidade como uma opção obrigatória em uma futura viagem.

  A cidade do país de Dvorak e de Kafka se estende em volta do tranquilo e lindo rio vtlava, quase no centro da república checa, no coração da velha Europa.


Praga em várias fotos



  Para aqueles que acompanharam aspectos de sua história, ainda recente, como o fim da Checoslováquia e a luta de seu povo contra a dominação soviética, Praga é um prato cheio. Para quem não gosta de história e se delicia com outros prazeres, cerveja, gente bonita e boa comida aqui também encontrará.

  É emocionante percorrer, por exemplo, na cidade nova (Nova Mesto) a praça Venceslau (Vaclavske Namesti), onde em Janeiro de 69, a população exigiu seus direitos de liberdade na famosa “primavera de Praga”. Um momento de silêncio e olhares ao redor faz-nos imaginar como deve ter sido a tensão e emoção daquele dia histórico.
  Vinte anos depois, tivemos as manifestações pelo fim da cortina de ferro e "enfim liberdade" depois de anos nazistas e anos soviéticos de dominação. Hoje, a praça serve de palco para muito mais ingênuas e felizes comemorações de campeonatos de hockey no gelo.
  Em alguma de suas lojas chama atenção a presença de curiosas rosas de cor azul, provavelmente parentes dos pintinhos coloridos que encontrávamos no passado em algumas feiras por aqui.

 
  Mas apesar da emoção, o mais bonito de Praga estar por vir. A cidade das cem torres tem monumentos à beleza arquitetônica raramente rivalizados por outros lugares. Na cidade antiga (Stare Mesto) sua beleza está exposta ao máximo.
  Dói de tão bonito....
  São ruelas irregulares que cortam-se entre si, com lojas abarrotadas de cristais (compre um) e souvenires e casas barrocas e góticas residenciais ou não , todas de riquíssima arquitetura.
  Dá a impressão de que os Checos devem ser o povo mais invejoso do mundo e o primeiro checo tinha um gosto impecável. Daí todo mundo deve ter imitado o primeiro. Não dá para saber qual edificação encanta mais.


   Literalmente perca-se em suas ruelas com nomes checos. Você vai se encantar.
Situa-se aqui, na Stare Mesto,  a linda Praça da Cidade Velha e o seu relógio astronômico , umas das jóias da cidade. Os pecados capitais circulam a cada badalada de horas. É simplesmente encantador. Cuidado apenas com os nada encantadores batedores de carteiras e máquinas fotográficas. Se emocione, mas olhe de lado...


Relógio de Stare Mesto

  Aproveite e vá a um de seus vários e deliciosos cafés próximos, como o café Louvre, que se vangloria de ter recebido gente como Franz Kafka, Karel Capek, Albert Einstein.
Há outros excelentes cafés ao redor. .

-Mas Confira cada item da conta do café-.

  Uma outra beleza imperdível em Praga é a famosa ponte Carlos .
 A partir da cidade velha, atravesse esta beleza, observando o rio que calmamente é engolido pelos seus pilares, seus inúmeros artistas de rua e vendedores. Veja os picos da cidade onde o céu desnudo permite que seus olhos alcancem mais o longe.

   Do outro lado você estará no bairro de Mala Strana. Belíssimo bairro aos pés do famoso castelo de Praga. É geograficamente uma espécie de cidade baixa de Salvador. As lojas de marionetes são inesquecíveis bela variedade e beleza. Traga aquele pinóquio ou aquele ser alado que vc viu na loja. Ressuscite a criança que tem dentro e compre sim. Não se arrependerá.



  Procure a belíssima Igreja de São Nicolau, em Mala Strana ,  toda em estilo barroco. O seu interior é de uma riqueza tão grande que verá poucas igrejas tão belas em sua vida.


Igreja em Praga

 Saindo da bela São Nicolau, ainda estonteado pela sua magnitude, caminhe para a simplézima Igreja Nossa Senhora da Vitória, relativamente próxima, das irmãs carmelitas dos pés descalços, onde está o famoso menino Jesus de Praga. . Lindo em sua simplicidade e faz-nos lembrar a beleza dos trabalhos pelos pobres e necessitados da cogregação de Santa Terezinha http://www.cancaonova.com/portal/canais/especial/santa_teresinha/index.php e aproveite para agradecer a Deus a possibilidade de estar ali naquele momento.

Não acabou ainda

  Praga tem muito mais o que oferecer. Chegamos enfim ao alto da colina- a cidade alta, o bairro de Hradcany. Local este onde está o famosos castelo(Hrad) de Praga. Este lugar infelizmente é o único que algumas excursões o levarão de verdade em Praga. A sua praça está rodeada de palácios, sendo o mais importante o palácio Schwarzenberk ou o palácio Sternberk. São salas, capelas. Uma verdadeira cidade neste ponto que é o símbolo da própria identidade desta nação. Para ter uma idéia da diversidade de edificações para se visitar acesse http://www.praha-hrad.cz/, para um tour virtual.

Perto do castelo situa-se um outro ponto de peregrinação em Praga: Loreta.
Neste prédio onde você encontrará uma igreja, várias capelas e outros edifícios religiosos, além de um museu de objetos religiosos. A capela é simplesmente adorável, com uma riqueza barroca sem paralelos .

 Imperdível também e perto de Loreta é o monastério Strahov. Especialmente se você é um apaixonado por livros, aqui estará uma das bibliotecas mais lindas do mundo, além de uma sala de globos terrestres simplesmente magnifica http://www.strahovskyklaster.cz/

  Acredito que este seja um esquema básico para conhecer Praga. Com bastante pique, fique por lá pelo menos 3 dias. Divida este roteiro básico na ordem que julgar a melhor. No final do dia, não esqueça que você está em uma das terras da cerveja. Especialmente da pilsener, a que mais se adapta a nosso paladar. A cerveja é sempre deliciosa. Diria até inesquecível. Nada como um copo depois de muita caminhada.

 Há muita coisa ainda a ser vista, mas fica impossível pra uma vez só.
  Não há voos direto do Brasil, mas todas as grandes empresas européias voam para lá, com uma escala em um dos centros europeus. Fique em um hotel em Stare Mesto ou, de preferência, em Mala Strana- menos opções- se quizer fugir do burburinho excessivo. Opções mais baratas ficam em Nova Strana, de onde facilmente se chega ao centro de metrô.  Contudo, não há razão no mundo para não ficar no Arcadia residence <http://www.arcadiaresidence.com/ > . O Arcadia residence cobra a partir de 60 euros ou  , se não tiver vaga, o Savic hotel em http://www.savic.eu/  em torno de 169 euros o quarto duplo, dependendo do mês.
Entre em contato com o hotel e combine um transfer do aeroporto. Que o sindicato deles não me ouça , mas os taxistas são muito complicado aqui em Praga.  Não chegue, contudo, ao ponto de ir para o hotel de metrô, como eu fiz. As escadas são gigantescas.
  Uma ótima época para ir é na primavera ou outono. Mas a cidade vale a visita em qualquer momento.
   Praga é para se caminhar, e muito. Caso vá andar de metrô e bondinhos, compre os passes diários e saiba que sempre te pararão nas saídas das estações para verificar se está com o bilhete válido. O passe diário é bem mais seguro que de trechos unitários. Uma troca de metrô pode não ser válido para seu bilhete de ida. E não adianta reclamar ao fiscal ou dizer que o bilheteiro não te entendeu. A multa é altíssima.

Vá ao castelo de Praga de bonde. Vale o charme da viagem.

Tenha sempre um mapa na mão- nos hotéis te darão-, o guia da folha de São paulo de Praga e muita disposição para andar.
Você vai se encantar.....

3 comentários:

  1. Ola,
    encontrei o site em português http://www.guiadepraga.cz com DICAS de viagem a Praga e com muitas fotos lindas !!!!!!!

    abraço, Leilla Nascimento

    ResponderExcluir
  2. Estive em Praga no Abril de 2010 com minha esposa e com mais dois amigos e de todas as cidades que visitamos foi a que mais nos encantou. Certa vez eu li o seguinte comentário: o melhor de Praga é se perder em Praga!! Não perca essa dica quando vc estiver lá!

    Reservamos o hotel Hotel Kampa Garden 3* ,limpinho, arrumadinho e muito bem localizado, num parque tranquilo a dois passos da Ponte Carlos IV. Dependendo de como você faz a reserva, pode ter desconto com o pagamento à vista. Peça essa informação. E se possível, também peça um quarto com vista para o canal de Diabo.

    o site de hotel: http://www.kampagarden.cz/

    Fizemos o tour com a Tania Sochorova – foi ótimo, bem explicado e nada de correria. Além de nos encantarmos com a cidade maravilhosa, também ficamos conhecendo um pouco mais da história deste lindo país. Tania é muito inteligente e fala muito bem portugues. Foi uma experiência enriquecedora. Ela falou muito sobre a época de comunismo. Entrar em contato com Tania é fácil – escrever um email: amazon@volny.cz ou entrar no site dela: http://www.guia-em-praga.com.br

    outra dica:
    Nunca trocar dinheiro nas casas de câmbio WESTERN UNION e CHECK POINT espalhados pelo centro. Eles trocam 1 € por 17 – 19 coroas. O valor oficial é 1€ por 25 coroas tchecas.

    ResponderExcluir
  3. Acabei de voltar de viagem, e nem desarrumei as malas e já estou aqui escrevendo esse alerta para vocês.

    Jamais pensem em almoçar ou jantar no restaurante Legenda em Praga

    http://www.ilegenda.cz

    No dia 30 de dezembro de 2010, fiz uma reserva para um jantar (2 lugares) no restaurante citado, para o dia 31 de Dez as 21hs.

    No dia 31 de dez as 11 hs, telefonei para confirmar se minha reserva feita pela website estava confirmada.
    Cheguei pontualmente ao local e fui informado pela funcionaria, que já havia um casal na minha mesa e eu deveria dividir a mesa com eles. A principio, achei que fosse brincadeira, pois havia mais 4 mesas livres e todas com a indicação de "reservada".

    Obvio que não aceitei dividir minha mesa, ainda mais numa noite de reveillon e em uma viagem de Lua de Mel.
    A segunda opção era descer ate o subsolo e jantar ao lado de uma pista de dança, com muita fumaça de cigarro e som alto.
    A terceira e ultima opção, acreditem, era que eu fosse embora.

    Imaginem a situação, frio de -12°C, a poucas horas do reveillon e sem uma segunda opção de destino.

    Admito que sai do local indignado e sem opção de ir para um restaurante proximo, pois todos tambem já estavam lotados.

    Nesse Restaurante Legenda, tinham 4 funcionárias e nenhuma fez qualquer esforço para tentar resolver o problema. Pelo contrario, a sensação é que estavam fazendo um favor em me aceitar e que o melhor era eu voltar para meu hotel.

    Com inumeras opções para ir em Praga, acreditem, esse lugar não merece ser visitado.

    ResponderExcluir