Total de visualizações de página

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Primeira Noite na Savana Africana

Rolinha Fogo-Pagou
http://www.flickr.com/photos/anasouza/316043936/

São cinco da madrugada. Meu sono é imediatamente interrompido por um som. Ou por muitos sons. Não há mais como dormir.

Penso: Você não está em uma festa rave. E também não está sonhado.

Acredite: Você está no meio de uma savana africana, em sua cama, dentro de um bungalow, bem no centro de uma reserva- uma game lodge.

Depois de alguns segundos de auto-questionamento, agora você se localizou.

É isso mesmo.

Trata-se de ser testemunha de um dos momentos sonoros mais impressionantes possíveis.

Seu ouvidos estão acostumados a sons que vão da delicadeza de uma sonata de Chopin à deliciosa sonoridade pesada de um ACDC- energia total. Mas este som é novo. Na verdade , um conjunto de cantos, chiados, cliques, gritos e sussurros. Uma melodia aparentemente anárquica e giganteeeeeeesca!!!

Depois de alguns segundos, você observa que aquela sonoridade aparentemente disforme tem ritmo, resposta, contraponto. Como se fosse uma orquestra bem louca pela sua criatividade.

Dos diversos sons que escuto, distingo somente um deles. A da famosa rolinha fogo-pagou, que habitava a gaiola de um querido tio avô de alguns almoços de sábado perdidos em minhas lembranças.

Os outros são estranhos. Mesmo para quem vive em um Brasil de tantos pássaros, aquele espetáculo me assusta, me acorda, me comove e me emociona.

Meu instinto é agradecer a Deus aquele momento ainda de madrugada, quando nos confins de uma selva africana, no meio de um nada, que em realidade é tudo, sou espectador tão privilegiado daquele show.

Não há espetáculo broadway, off broadway, ou qualquer comparação com aquele momento.

São dezenas ou centenas de passarinhos e também grandes pássaros. A sinfonia se repete , em intervalos de alguns minutos, com a mesma melodia, como uma obra de Ravel.

Na sonoridade , ouço sons delicados como uma flauta, outros que lembram um violino e até um contrabaixo ao fundo. Outros soam tão estranho quanto nossos medos.

Jamais esquecerei a minha primeira noite em uma savana africana.

Minha primeira madrugada, minha primeira impressão, meu total encantamento.

Agradeci novamente a Deus por estar ali, e voltei a sonhar....


Ouça mais de mil sons de pássaros africanos em:
http://www.xeno-canto.org/africa/

Nenhum comentário:

Postar um comentário