Total de visualizações de página

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

O povo mais elegante do mundo

   ELEGANCE SANS DÉCADENCE

 Em matéria de elegância, especialmente feminina, é impossível que não lembremos das ruas parisienses como a Faubourg St.Honoré e tantos outros endereços pela cidade luz.

  Em Nova Iorque, espalham-se pelas suas diversas avenidas numeradas, e pelas suas Lexingtons avenues as giffes mais chiques do mundo. Isto sem falar de Milão, com seu design especial masculino.

Mas, o que é ser elegante?

   Segundo Coco Chanel  "Elegância é tudo aquilo que é belo, seja no direito seja no avesso."

Mas nenhum conceito é tão feliz quanto o de Honoré de Balzac: “O incapaz se cobre; o rico se enfeita; o presunçoso se disfarça; o elegante se veste."

 Realmente, ser elegante vai muito além de vestir roupas ou peças caras, de boas origens e de casas famosas. A elegância é uma atitude que vai muito além de suas vestimentas.

 Já conheci senhores sempre de ternos Armani que passam desapercebidos , tal a sua incapacidade de se mostrar elegantes. Por outro lado, outro dia tive o prazer de conhecer uma menina de 7 anos, que customizava suas roupas e que se colocava na minha frente com um lenço dourado no pescoço, sobre uma roupa impossivelmente combinável, que produziu um efeito absurdamente bonito aos olhos. Tenho uma esposa elegante e ela me inspira o tema.
Tendo como foco esta visão, não tenho nenhuma dúvida que , se você aprecia pessoas elegantes, não deve ir a Paris, Nova Iorque ou Milão.

Para se deleitar com a mais fina elegância do mundo, aconselho a você, um dia na sua vida, visitar a Etiópia.

Neste momento, certamente você pode estar achando que ruleiteviajante ficou doidinho. Mas permita-me algumas linhas escritas que comprovarei o que estou afirmando.

A Etiópia certamente  lhe trás á memória da terrível situação de fome que passou há pouco tempo com uma terrível seca, que atingindo seus 60 milhões de habitantes, produziu a imagem de crianças marasmáticas, morrendo esquálidas, com seus ossinhos á mostra e choro fraco sob mamas maternas murchas , sem leite. Realmente um triste retrato da fome mundial, na sua maior crueza, que jamais unirá organizações internacionais na quantidade necessária de recursos humanos e materiais para resolver tal mazela humana.

 E é neste território de sofrimento e descaso humano, onde um terno Armani serviria para salvar uns 20 meninos , que lá na floresta, temos o povo mais elegante do mundo, mesmo a quilômetros da primeira loja de griffe mais próxima.

Trata-se dos povos do Rio Omo, na região sudoeste do país. Rio famoso por seus raftings e por seu povo singular.
Etiópia e vale do rio Omo
 O rio Omo nasce no Monte Amhara , localizado perto da capital deste país do oeste africano, Adis Abeba ou Addis Ababa. O rio corta vales profundos e cenários únicos no interior da Etiópia , com vilas ao seu redor, sem estradas ou desenvolvimento, como um passeio por nossas vilas amazonenses.

Rio Omo

 
 Os grupos étnicos mais famosos são as tribos Mursi e Surma, que entre mais de 45 etnias , de idiomas e características distintas, habita a área. As mulheres e crianças destas tribos enfeitam seus corpos e utilizam diversos utensílios na cabeça e lábios, de forma a se tornarem ainda mais belas. Estes povos vivem de caça e da criação de gado nas vizinhanças do rio.
Estes povos pintam seus corpos usando pigmentos de sua terra, e têm o hábito de “trocar de roupas” até três vezes ao dia, numa velocidade espantosa.

A sofisticação de suas pinturas assombra pela beleza. É um diálogo com a natureza, com seus tons e arranjo chiques, muitas vezes lembrando pinturas impressionistas.

O fotógrafo alemão HANS SILVESTER , em sua maestria, soube como ninguém captar a beleza deste povo.

As fotos são de uma elegância impressionante. HANS SILVESTER tem publicado em livro estas fotos, facilmente encontrável em sites de livros com a amazon.com. (Título: Ethiopia: Peoples of the Omo Valley).
Um deleite ao bom gosto.

Caso você deseje conhecer em loco este belo país, aconselho as operadoras:

http://www.ankelba.com/index.php?id=41

http://www.asmat.eu/

http://www.remoterivers.com/en/docs/home.php

Todas elas têm passeios para conhecer a região a partir da capital
A parte áérea pode tb ser arranjada de qualquer grande cidade européia e vc pode combinar com passeios  por suas magníficas reservas florestais com seus animais.
BOAVIAGEM E DELEITE-SE COM A S FOTOS
É SEM DÚVIDA ELEGÂNCIA PURA .


















MAIS EM:  
 http://galerie.toiquiviensdethiopie.com/v/peuples-ethnies/silvester/?g2_fromNavId=x0e7a8181

Nenhum comentário:

Postar um comentário