Total de visualizações de página

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Singapura ou Cingapura? O que importa? Simplesmente o máximo..Parte 1

   Estávamos no bairro chinês de Cingapura. Uma grande avenida de mão dupla. Curiosamente a avenida tinha dois nomes. Um para o sentido norte sul e outro para o sentido sul norte.
  Havíamos parado para visitar um grande magazine chinês. Inebriados pelo cheiro de durian , uma fruta que guias turísticos dizem cheirar a podre, mas que me pareceu somente o odor um pouco mais forte de uma variante de jaca, estávamos sem saber para onde ir.

   Uma senhora de idade se aproxima. De seus traços chineses sai um sorriso. Pergunta-nos em mandarim para onde queremos ir. Entendendo a intenção e não o idioma. Mostramos em um mapa o ponto de um daqueles ônibus tipo jardineira, que circulam pelos pontos turísticos de grandes cidades. A senhora nos leva a um ponto de ônibus. Logo depois pede para parar um daqueles grandes ônibus articulados de linha regular e dirige-se, também em mandarim, ao motorista. Os dois insistem que entremos no ônibus. Hesitantes, agradecemos e resolvemos caminhar até nos encontrar. Somente depois entendemos que a simpática senhora queria que o motorista nos levasse ao ponto do ônibus turístico.

Este é um exemplo de como são as pessoas em Cingapura. Sorridentes, simpáticas e sempre prontas a ajudar.

Se você tiver a sorte de chegar por lá pela sua companhia aérea, a Singapore Airlines, já estará acostumado aos sorrisos e á simpatia muito antes.

Ao chegar em Cingapura as boas impressões já acontecem no aeroporto. O grandioso aeroporto de Changi, enorme e extremamente funcional, com seus granitos e plantas vivas descendo como cachoeiras seus grandes salões é uma grande recepção. Suas áreas de retirada de bagagens amplas com cadeiras de design italiano para quem quiser esperar sentado, suas inúmeras obras de arte espalhadas. Seu bom gosto decorativo. Todos estes aspectos são um deleite para quem chega de tão longe. Estava fotografando uma grande e belíssima estátua e um funcionário de limpeza se aproximou. E um inglês correto, neste país que fala inglês e mandarim, nos informou que a obra apreciada era do grande artista de Cingapura Ng Eng Teng.

O ato deste cidadão mostrou-me dois aspectos iniciais incontestáveis desta Cidade-Estado. O primeiro é o orgulho deste povo e o segundo, a qualidade de sua educação. A origem deste orgulho remete á sua história. Parte da federação Malaia até idos dos anos 60 do século passado, suas diferenças culturais e políticas fizeram com que esta ilha, na extremidade sul da península malásica, após liberação do julgo econômico e cultural inglês, tornou-se com o correr dos anos em um dos países de melhor qualidade de vida do planeta.

Um comentário:

  1. Tem muita gente cheia de amor por esse mundo afora. Com certeza em cingapura tem pessoas de bem e que tem muita esperança e desejo de vencer na vida.

    ResponderExcluir