Total de visualizações de página

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Aracaju em fatias


Vista noturna de Aracaju
http://manoeng.files.wordpress.com/2009/03/aracaju_noturna.jpg

    Divido-me em minhas lembranças entre o cheiro de castanha de caju sendo queimada nos seus quintais , misturado ao odor tão próprio de suas folhas de árvores frutíferas, como castanheiras , cajueiros e mangueiras; e de plantas ornamentais que enfeitam as casas de suas avenidas tão limpas e organizadas.

   Lembro-me especialmente do odor da manga rosa, que banhada pela seiva  de seu talo, me sujava e grudava as mão, mas me inebriava com seu olfato róseo amarelado.

  Basta caminhar por seus quarteirões de cidade planejada, como  pela avenida Barão de Maruim. Siga sem rumo pisando seus azulejos enfeitados, suas esquinas e praças intensamente arborizadas e apreciando as diversas cores e arquiteturas de suas casas.
  Já em  suas lojas de comércio espere sempre um sorriso atrás do balcão. Você está realmente em um lugar especial.
  Por outro lado, é uma cidade crescente, de pulsante classe média, com prédios que nascem em cada canto, saindo da terra para procurar mais um ventinho que reduza o calor tropical sempre presente que lá no alto é mais ameno.
 Esta é Aracaju, a capital do estado de Sergipe. Sua urbanização digna de uma visita faz desta cidade planejada uma das capitais mais simpáticas do país.


Ponte do Imperador
http://img393.imageshack.us/i/aa29pt5.jpg/

   Beirando a foz do rio Sergipe, espalha seu corpo por onde embarcações entraram desde épocas em que as terras de Sergipe d'el Rey receberam Dom Pedro II em suas andanças pelo nosso Brasil. Sua  curiosa Ponte do Imperador  é uma lembrança deste momento singular.

  Nesta época ainda não havia Aracaju. A capital era São Cristóvão , a quarta cidade mais antiga do país, mais ao sul. Uma cidade de edificações históricas , igrejas , conventos , museu de  arte sacra e de doces queijadinhas, que justificam uma visita   da cidade.  Expoente de uma época em que o estado contava com pujante economia canaviera e uma das maiores populações do nordeste brasileiro.

São Cristóvão

  Aracaju veio bem depois. Devemos agradecer aos seus criadores e sua população que não houvesse um crescimento desordenado. Esta é a  razão pela qual , de forma muitas vezes  inconsciente, acostumados a cidades de crescimento caótico, a achamos tão agradável.
  Se suas praias não têm nem de longe a beleza de seus estados vizinhos, têm em sua temperatura de banho a água mais fisiológica que se possa encontrar. Tente entrar no mar Sergipano. Não sentirá nem frio e nem calor. Ali foi criada a temperatura ideal. Não dá vontade de sair. Se as ondas de vez em quando não te lembrassem de que vc é criatura da terra, ficaria lá dentro para sempre.


Praia de Aruanã
http://vinicius-turismo.blogspot.com/2008_12_01_archive.html

      Que tal um futebolzinho com traves que são dois cocos. Um gol será inesquecível.

   As areias são perfeitas para o futebol e para uma saudável caminhada . Suas praias longas de areia batida e sua segurança –ainda- de cidade média, permitem longos percursos nas areias de sua atalaia e suas continuações do sul, até a foz do rio do mosqueiro, como a apetitosa aruanã.


mangaba

   Lugar para se sentir livre e relaxar. Comer um caranguejo em uma barraca de praia à beira mar ou regado a cerveja ou água de coco em sua “passarela do caranguejo” à noite. Ou quem sabe se deliciar com uma carne do sol com pirão de leite e a melhor farinha do mundo no miguel (http://www.restauranteomiguel.com.br/).
  Ou curtir um camarão no Ferreiro no shopping ou uma patinha de caranguejo no boteco., ou um bufet honestíssimo e gostoso na praça de alimentação no Saborito. E  depois pegar um cinema , ou dormir o sono perfeito de quem passou o dia na praia, enfeitiçado pelo sono irresistível que quem já foi á praia conhece, que deve vir do canto das sereias.
(botecosdearacaju.blogspot.com/.../restaurante-ferreiro.html ).

                                                            Entre cuscuz de milho (www.infoturismobrasil.com/.../aracaju/casa_do_cuscuz.html),  pães delícia (http://www.gbarbosa.com.br/), sucos de jenipapo, cajus vendidos em cordas que parecem brinquedos.  Pirão de guanhamum (um caranguejo de dunas azul), criados em gaiolas pela cidade como sabiás.



Guanhamum

Fritadas de aratu (outro caranguejinho vermelho de mangue), sapotis, castanhas e amendoins.  Bolos de macaxeira e de puba, beiju molhado,inhames e fruta-pão com manteiga (que já salvaram polinésios da fome e aqui também existem). Sucos e sorvetes de mangaba . (www.apontador.com.br/.../aracaju/.../sorvetes_vi_sabor.html ).  Doces de caju, de coco e de ouricuri (um coquinho).
     São o típico conjunto de cores, sabores e aromas onde faz-se ainda mais  rica a apetitosa Aracaju.
      Uma visita a seu mercado popular é uma viagem por toda esta cultura alimentar de grande riqueza, fonte da tradição histórica do estado, com suas heranças multiculturais e multiraciais advindas do século XVI, união da tradição dos portugueses, africanos e nativos brasileiros.
 A chefe e jornalista Adriana Manfredini soube, sem pecados , descrever esta riqueza em seus textos. (http://brincandodechef.blogspot.com/2007/12/sabores-de-aracaju-parte-i.html).

Dom Pedro II, quando de sua visita a esta regão, lá pelos idos de 1860,  certamente fez uma boa escolha e muito além de dividir títulos de nobreza, (http://claudomirtavares.blogspot.com/2009/11/dom-pedro-ii-no-baixo-sao-francisco.html)  deve ter se sentido realmente um rei.

Onde ficar:
 Hotel Radisson  na paraia de Atalaia
 www.atlanticahotels.com.br/.../estrutura.asp?...Aracaju...
Hotel Aruanã eco resort na praia de Aruanã 
http://www.aruanahotel.com.br/

2 comentários: