Total de visualizações de página

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Aruba. Um destino fácil e de bom custo.

   Lembro-me há algum tempo da propaganda de um mal gosto tremendo "Aruba é do Caribe". Independente da idéia grosseira do marketing, Aruba é um destino turístico para lá de interessante, se você quer dar uma fugida para um lugar de praia para variar sua tradicional viagem ao nosso  nordeste, sem maiores custos.
Aruba é uma ilha pequena, fácil de circular , com um trãnsito intenso, mas que com um carro as coisas ficam mais fáceis. Antes de falar no carro, as melhores formas de chegar lá são pela GOL e pela AVIANCA, a primeira com parada em Caracas, e com milhagem - se não mudar- e a companhia Colombiana, via Bogotá. Optei por esta última . São umas boas 6-8 horas de võo com a parada, mas vale á pena, inclusive sendo uma opção para levar meninos.

Chegando ao grande aeroporto Rainha Beatriz , com passaporte, sem necessidade de visto, após a imigração- logo na saída da porta do aeroporto- existem diversos quiosques de aluguel de carros. Não deixe de fazê-lo e perca o medo. Faça a reserva em uma empresa, podendo comparar os valores no site http://www.kayak.com/.
Tendo recebido seu carro, rume para a deliciosa Palm Beach , uma praia de mar azul, com jeitão de piscina, ondas fracas e banho delicioso. Há diversas opções de hotel.

Fiquei no Marriot hotel Cassino, que apesar de precisar trocar os carpetes, tem bons quartos, um bom café da manhã e pé na areia, com um sistema que deveria ser adotado nas praias brasileiras, onde há um guiche na entrada da areia onde vc dá o seu nome e é encaminhado para uma barraca de praia livre. Dê uma passada lá antes do café e reserve uma barraca ou acorde cedo nas altas temporadas...
Se vc gosta de praia, um bom livro e um coquetel ou uma boa cerveja de Aruba  para acompanhar, com um mar-piscina, este é seu lugar.
Reserve um hotel nos sites tipo http://www.booking.com/, são todos bons.
Aconselho a comprar equipamento de snorkel e levar. Fará uma grande diferença. Várias marcas., como http://www.somergulho.com.br/ vendem a máscara , o tubo e as nadadeiras.
No dia seguinte á sua chegada, fique na praia do hotel., descanse e depois peque seu carro ou vá a pé   almoçar  num dos vários restaurantes nas ruas atrás dos hotéis. Boas dicas de restaurante em http://www.restaurantsaruba.com/last_reviews.html


No próximo dia, atravesse a ilha de carro em direção ao sul, passando pela valero oil company, uma feia siderúrgica ao lado de duas das mais lindas praias que vc verá em sua vida: Rodgers beach e principalmente baby beach.
Baby beach é a imagem de sonho de uma praia polinésica em pleno caribe. Areia branquíssima. Mar para lá de azul. Além disto há recifes onde vc, com seu equipamento de snorkel,  poderá ver vários peixes, de diversas espécies, em um delicioso caleidoscópio de cores. Almoce em Rodgers beach . Certamente vc vai querer voltar.

Um dia em Oranjestad - porto livre - é interessante para visitar seu pequeno comércio, mas com algumas opções interessantes para quem gosta de griffes internacionais. Especialmente os óculos de sol e os relógios são atraentes.
Um restaurante tex-mex no final do dia é uma opção legal...
Aconselho um almoço ou jantar no interessante driftwood restaurant, com excelentes frutos do mar, bem no centro de oranjestadt http://www.driftwoodaruba.com/, e com interior todo em madeira.
Um outro passeio muito legal é dirigir até o farol California lighthouse, perto de Palm beach- seu hotel- e curta um lindo por do sol.
Por falar em sol, raramente chove em Aruba.
A ilha tem um dos maiores sistemas de dessalinazação de água do mundo, vindo daí a sua água- para desespero das mulheres quando lavam seus cabelos, hehehe, isto somado ao  vento, sempre presente, responsável pelas árvores tortas da ilha:
 
                                          http://kitchentablemath.blogspot.com/2009_01_11_archive.html


A ilha não tem "clima cultural europeu", apesar de ser uma antilha holandesa.
Tem-se a impressão de se estar em um bairro de Miami, que é a cultura local, devido ao dinheiro americano e aos cruzeiros repletos de americanos, que desembarcam por lá e depois voltam para comprar um apart- hotel em sistem de week share.
 Uma última dica é para os apaixonados por queijos. Os supermercados locais vendem queijos holandeses, tipo o maravilho gouda  rembrandt baratíssimos. São deliciosos. Lembramos , contudo, que a nossa alfândega proibe trazer queijos ao Brasil. Portanto, viciados em queijo, se empanturrem por lá....
  Queijo Gouda Rembrandt

Evidentemente, não esqueça o filtro solar, um importante companheiro em sua viagem.


  Aruba pode ser realmente um lugar muito interessante para se passar alguns dias e para levar a família por uma semana é uma das melhores opções de bom custo que vc vai encontrar em nosso continente. As grandes operadoras de viagem tem pacotes para lá. Veja um para vc e compare os preços , fazendo por conta própria, principalmente se vc tiver milhas para ir de GOL.
Está aí uma boa idéia para descanasar e fugir dos carnavais.

4 comentários:

  1. Que tal um post sobre lugares para onde há voos diretos de Brasília?

    ResponderExcluir
  2. Excelente post! Parabéns pelas informações tão completas, que com certeza serão muito úteis para a minha viagem a Aruba.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. fabiodlg@hotmail.co.uk24 de setembro de 2012 às 09:04

    Muito Legal o post. Porém seria legal se falasse mais sobre os valores gastos. Por exemplo, alimentação lá é cara? Aluguel de carro é caro?
    Ficaria grato se soubesse mais sobre esse detalhe (dinheiro). De resto, perfeito, obrigado e parabéns pela experiência.

    ResponderExcluir
  4. Olá, vou a Aruba em Junho. Ficarei em um all inclusive. Levando em conta passeios e compras, quanto vc acha que eu deveria levar?
    Obrigada
    day.rochadf@gmail.com

    ResponderExcluir