Total de visualizações de página

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Os Fjords da Noruega

Quando pensamos na Escandinávia, nos vem a imagem de uma civilização quase que superior. Ruas limpíssimas, povo trabalhador, riqueza bem dividida, acesso universal à educação e saúde de qualidade.

Também nos lembramos do frio, presença constante, e do folclore de seu povo com os vikings -desbravadores dos mares- muito antes das invenções das escolas de navegadores portugueses.

O primeiro passo ao se pensar em uma viagem a esta região, é definir quais países você visitará. Em segundo lugar, quais as regiões que farão parte de seu roteiro.

A beleza natural destes países tem alguns aspectos únicos. A marca desta beleza está nos seus Fjords (montanhas que foram cavadas por milhões de anos pela atividade glacial).


O oceano invade estas regiões criando labirintos rodeados de montanhas, cheias de cachoeiras, florestas de eucaliptos e geleiras eternas.


A presença humana é como uma cereja neste bolo, tendo em vista que as edificações são lindas casinhas amadeiradas, de cores que vão do vermelho ao azul, sem muitas variações de cor, mas de um encanto homogêneo.

Para decifrar tanta beleza que tem esta região, aconselho a viajar entre Junho e Agosto, quando Odin ainda não lançou seus ventos frios.


Como a Scandinavian airlines abandonou os nossos céus, viaje a uma cidade européia qualquer, e de lá, pegue um outro voo para OSLO, simpática capital da Noruega.

Um dia é suficiente para você passear por esta cidade com população hospitaleira. Vá passear a beira mar. Sente-se e curta uma cervejinha “norge” enquanto vê as pessoas passarem. Cuidado com os restaurantes, se você não é adepto de chili, porque, apesar de não estar no méxico, os pratos podem ser bastante condimentados por aqui.

Na manhã do dia seguinte, embarque em uma viagem de trem para MYRDAL- FLAM.

O trecho final é entre lindas montanhas cheias de quedas d'água, até chegar no simpático porto de FLAM, de onde partem diversos barcos tipo ferry, para localidades encravadas entre montanhas e fjords. O passeio de trem dá uma noção da beleza singela do interior desta nação tão privilegiada. Casinhas coloridas, igrejas apiculadas, pontes de pedra, jardins e flores em parapeito de janelas. O passeio a partir de Flam é magnífico. O barco vai cruzando infinitas montanhas , de um verde exuberante e picos cobertos de neve. Um verdadeiro sonho.

Escolhemos a cidade de Balestrand como base para 3 noites.. Esta cidade de pouco mais de 1500 habitantes , linda entre braços de fjords, montanhas, casas com jardins exuberantes e sem cercas. Povo simpático e bonito.


Ficamos no hotel histórico Kvikne, fundado no século XVIII, e que por muito tempo, foi lugar de passeio de milionários europeus. Hoje, é um marco histórico, de quartos simples e com uma atração á parte: o seu jantar com um riquíssimo buffet de frutos do mar.


Após se empanturrar de salmão, uma boa sugestão é caminhar por suas lindas ruas, bisbilhotando a vizinhança até altas horas, haja visto que aqui, no verão, escurece lá por meia noite.


Após três dias neste paraíso, aconselho e pegar o ferry que em algumas boas horas te levará até a segunda mais importante cidade da Noruega, Bergen. Entreposto comercial importante na época da liga hanseática ,que dominou comercialmente esta região da Idade Média até início da Idade Moderna. Entre suas atrações, caminhar pelo seu centro e terminar o dia em seu porto, margeado por suas típicas casas dessa época passada de ouro , regado a fish and chips e uma boa cerveja é um grande programa.


Terminado a viagem, que tal uma esticada aérea até a linda Estocolmo?.

Mas esta história é para outro capítulo.

Aconselho a fazer o programa todo com um operador local . Tive ótima viagem com o pessoal da fjordtravel que tem diversos tipos de passeios pela Noruega e por diversos preços http://www.fjordtravel.com/. Só uma visita ao site é suficiente para ver a beleza deste país.

Um comentário: