Total de visualizações de página

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

A maior de todas as viagens




E foi-se embora minha querida amiga J.

Embarcou hoje na maior de todas as viagens. Aquela que todos temos um bilhetinho cativo nos esperando um dia.
Abraçou um rabo de um cometa e foi-se por este universão afora.
As galáxias não perdem por esperar. Minha amiga era jóia de fino trato.
Muitos planetas vão se impressionar com sua força, valentia e carisma. Espero que estrelas não tenham o sentimento da inveja, pois certamente brilharão menos que minha querida amiga.
Seja lá para onde formos depois que saímos desta existência, pelo que conheço dela, vai revolucionar o lugar onde chegou.
Se houver um paraíso, já vai abrindo a porta do céu, dando conselhos de como melhorar as coisas, e fazê-las melhor. Não por orgulho ou prepotência. Estes sentimentos pequenos não fazem parte dela. Mas sim por ser uma palavra que a gente parava, esticava as orelhinhas e ouvia.
Sabedoria pura tinha minha amiga J. Os céus ficarão impressionados.
Se os gregos estiverem certos e precisamos encontrar o barqueiro Caronte, que nos levará à morada eterna, tenho certeza que o barco vai balançar de risos e que ao chegar em Hades não haverá moeda de ouro para Caronte . E mesmo assim ele ficará feliz.
Se os cristãos estiverem corretos, na fila de São Pedro, na porta do céu, rapidamente J. contará novas histórias, onde encontrar uma boa torta, o melhor docinho, a melhor costureira, o melhor médico da área tal  e tantos outros segredos que só ela sabia...
Conquistava a todos com sua simpatia maiúscula. J. não tinha amigos, tinha cúmplices.
Não consigo imaginá-la sem um pedaço de riso malicioso misturado com inocência de alma. Uma combinação tão deliciosa como a alegria e tristeza de um filme de um Tornatori. Vai deixar muita saudade.  Insubstituível, honesta, trabalhadora e antes de tudo, uma vitoriosa.
Por onde estiver por este universo afora, todas as entidades que por ventura existirem em outras dimensões ganharam um grande reforço hoje. Para a eterna alegria deles, agora têm a seu lado minha querida amiga.
Se houver reencarnação, "vai dar briga". Conheço J. e sei que vai ter que ser tudo “bem direitinho” “tim tim por tim tim”.
E no final, vai voltar para ser a mais brilhante flor de um jardim ou a mais vistosa borboleta. Ou quem sabe, uma nova J.

2 comentários:

  1. Acho que a vida é uma viagem que não tem começo nem fim...

    ResponderExcluir
  2. Amigo viajante,
    há muito tempo que não lia algo tão bonito!
    Uma mistura de tristeza profunda, amizade sincera, ternura e esperança...
    Fiquei emocionada e também orgulhosa de ter um amigo que é capaz de sentir e dizer tudo isso!
    Um abraço aos meus amigos!

    ResponderExcluir